Aula 2 | 30 de Setembro


Cubo Truncado e Dual do Cubo Truncado

A segunda aula foi destinada à apresentação do segundo programa que iríamos utilizar ao longo do semestre, sendo esta o Rhino. De forma a perceber como é que o software funciona e quais os comandos a utilizar, começamos com um exercício que consistiu na criação de 2 objetos a partir de alguns comandos diferentes (que são parecidos ou iguais aos comandos do AutoCad) e que permitiram a modelagem de um cubo truncado e de um dual do mesmo. 

Para a criação dos mesmos foram utilizadas varias ferramentas adquiridas de modo a modelar cada um dos objetos com um comando diferente, foi preciso criar varias layers de forma a ter o nosso espaço organizado. 

Para criar o cubo desenhamos um quadrado de 18 unidades, que após disto foi definido como uma SURFACE para conseguirmos fazer EXTRUDE e criarmos o nosso sólido. De forma a truncar (extrair um pedaço do sólido) o cubo criamos linhas auxiliares (dois círculos verticais com 6 unidades - 1/3 do cubo) que iriam intersectar em alguns pontos do cubo e que após serem unidos iriam criar o pedaço do sólido a extrair. O resultado da união destes pontos foi um triângulo que com o comando MIRROR permitiu truncar todas as fases do cubo. A truncarem foi feita com o comando WIRECUT.







Para a criação do dual do cubo truncado criamos um novo ficheiro, no qual adicionamos novas layers. Para a realização do mesmo utilizamos o cubo truncado anteriormente realizado e juntando os centros das suas respetivas fases criamos uma série de "arames" com o comando POLYLINE, estes arames seriam convertidos em SURFACES e repetidos (com o comando ARRAY POLAR) 4 vezes até criar o dual. 










Comentarios

Entradas populares de este blog

Aula 1 | 23 de Setembro

Aula 4 | 14 de Outubro